FICO.SU

Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade - FICO.SU

ficosu_logo

Eventos passados

Palestrantes

O segundo FICO.SU foi realizado em São Paulo (SP) em maio de 2009. Palestraram três ganhadores do prêmio Nobel de Economia e Paz, além de convidados nacionais e internacionais que participaram de mesas, palestras e rodas de discussão.


Na terceira edição do evento, ocorrida no Rio de Janeiro (RJ) em maio de 2010, estavam presentes os ganhadores do Prêmio Nobel Muhammad Yunus e Rigoberta Menchú, além de nomes como Rainer Nolvak, Lucian Tarnowski e Bert Parlee.


O IV FICO.SU foi reallido em Belo Horizonte (MG) em maio de 2011 e teve como tema “O Futuro da Educação e a Educação do Futuro”. Entre os palestrantes, estavam Wole Soyinka, Mohan Munasinghe e Muhammad Yunus.


O fórum voltou a Brasília (DF) em sua quinta edição, realizada em setembro de 2012. Nessa edição, os temas principais foram igualdade de direitos, respeito à diversidade, água como fonte de vida e tecnologias sociais.


A próxima edição do fórum, o VI FICO.SU, marcada para 2021, representa a continuidade da busca pela expansão do entendimento sobre os conceitos que definem a sustentabilidade, de maneira objetiva e concreta. Através da comunicação e da educação, é possível estabelecer um movimento global com a participação de todos os agentes que integram o campo da sustentabilidade e das relações humanas, de modo a ampliar e disseminar os conceitos e os valores que o FICO.SU apresenta. O evento, assim como os anteriores, será de acesso gratuito aos participantes.


Você pode acessar o portal www.ficosu.com para saber mais sobre o evento.



O FICO.SU, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, foi criado em 2008 pela Atitude Brasil com o objetivo de promover debates sobre políticas públicas ambientais, democratizando a discussão sobre sustentabilidade e elucidando o papel que cada setor - governos, empresas e cidadãos, exerce na luta pela preservação do Meio Ambiente. Os debates também buscam relacionar a sustentabilidade com as funções que as ferramentas de comunicação possuem na coordenação das ações ambientais.


Em todas as edições do FICO.SU, são convidados personalidades de relevância internacional, como vencedores do Prêmio Nobel, lideranças ambientais e religiosas, inovadores e empresários que atuam na promoção da sustentabilidade e representantes brasileiros com ações para mudança social e ambiental.


A primeira edição do fórum foi realizada em junho de 2008. O evento, promovido em Brasília (DF), contou com a presença de palestrantes importantes, como Muhammad Yunus, laureados com o Prêmio Nobel da Paz, Oscar Motomura, Monja Coen, Terezinha Azerêdo Rios, Marina Silva, entre outros.